Lenda Iguassu

A tribo indígena Caiangás possuía valentes guerreiros e os Guaranis lindas moças; contudo, os caciques das duas tribos não viam com bons olhos uma possível união entre os jovens.

Entretanto ocorreu que NAOPI, uma formosa jovem Guarani, apaixonou-se por TAROBÁ, um valente Caianguá. Para fugir da ira de seus pais, resolveram partir para longe onde pudessem desfrutar da beleza do amor que havia surgido entre eles.

Para tanto, serviram-se de uma piroga para atravessar o rio, porém a maldição de IGOBI, pai de NAOPI, fez com que ondas enormes provocassem o naufrágio da canoa e a morte de ambos. No lugar do naufrágio eles foram transformadas em duas grandes pedras, uma em frente a outra nas margens do rio. Da piroga naufragada brotou uma enorme árvore, chamada MISANTROPO, onde os pássaros se aninham e cantam.

O local desta estória foi transformado por Tupã em um formoso paraíso terrestre de beleza encantadora, que ainda hoje se chama IGUAÇU.

Foi por amor que surgiu a palavra Iguassu e é com amor que devemos manter bem alto o lenço azul e branco do nosso querido grupo.

(Colaboração da escotista Coruja Esperta)