Robert Baden-Powell foi o fundador do movimento escoteiro. Ele foi um soldado, escritor e líder de destaque no início do século XX. Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, em 22 de fevereiro de 1857, e faleceu em Nyeri, no Quênia, em 8 de janeiro de 1941.

Baden-Powell ficou conhecido durante a Segunda Guerra dos Bôeres, na África do Sul, como comandante do exército britânico na cidade de Mafeking. Durante o cerco à cidade, ele organizou jovens em grupos para auxiliar na defesa e no suprimento de informações ao exército, uma ação que serviria como inspiração para a criação do movimento escoteiro.

Em 1907, Baden-Powell organizou o primeiro acampamento escoteiro na Ilha de Brownsea, na costa sul da Inglaterra. A partir desse acampamento, ele desenvolveu o livro "Escotismo para Rapazes", que se tornou a base do movimento escoteiro mundial.

Baden-Powell continuou a desenvolver e liderar o movimento escoteiro por muitos anos. Ele viajou pelo mundo promovendo os valores do movimento e incentivando a criação de novos grupos escoteiros. Baden-Powell é lembrado como um líder visionário que acreditava no poder da educação ao ar livre para desenvolver jovens em cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem comum.