Escotismo pelo Mundo





A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) é responsável pela coordenação do Movimento Escoteiro em todo o mundo. Trata-se de uma organização independente, apolítica e não-governamental, formada por 172 Organizações Nacionais oficialmente reconhecidas. A OMME é regida pela Constituição Mundial Escoteira e tem como objetivo promover a unidade e compreensão dos princípios do Escotismo, bem como facilitar sua expansão e desenvolvimento.

Com mais de 57 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo. Desse total, cerca de sete milhões são adultos voluntários que apoiam as atividades locais. Cada Unidade Escoteira em qualquer parte do mundo abraça o mesmo conjunto de valores presentes na Promessa e na Lei Escoteira, seguindo um sistema similar de educação não-formal, adaptado às particularidades da sua comunidade.

A OMME possui o inglês e o francês como línguas oficiais, enquanto o espanhol, russo e árabe são as línguas de trabalho. Seus órgãos são a Conferência Mundial, o Comitê Escoteiro Mundial (WSC) e o Bureau Mundial (WSB). Administrativamente, a OMME está dividida em seis Regiões Escoteiras Mundiais: África, Árabe, Ásia-Pacífico, Eurasia, Europa e Interamericana. Os Escoteiros do Brasil fazem parte da região Interamericana e são a segunda maior organização da Região.





Região Interamericana





As Organizações Escoteiras de países da Região Interamericana são reconhecidas como membros da OMME compõem a Organização Interamericana. Foi a primeira região criada na OMME, em 1945, e atualmente possui 34 Organizações Nacionais, além de outras Organizações Associadas. Os Escoteiros do Brasil desempenham um papel destacado na Região Interamericana, tanto entre os voluntários quanto entre os profissionais escoteiros do Escritório Nacional.

A Região Interamericana oferece oportunidades para que os voluntários colaborem em grupos de trabalho e como dirigentes. Além disso, promove cursos, treinamentos, encontros e outras iniciativas para o desenvolvimento da Região e das Organizações Escoteiras associadas. Os Escoteiros do Brasil também atuam em conjunto com a Cúpula do Cone Sul, formada por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil.